É muito comum a associação da espiritualidade com a religião, no entanto é muito importante saber que elas não estão, necessariamente, ligadas. Isso porque as práticas e os rituais religiosos podem ser meios para atingir a espiritualidade, e não o objetivo final.
Religião, por definição, é um conjunto pessoal ou sistema institucionalizado de atitudes, crenças e práticas religiosas; o serviço e adoração a Deus ou ao sobrenatural.
Já a espiritualidade, por outro lado, conota uma experiência de conexão com algo maior do que você; viver a vida cotidiana de maneira reverente e sagrada. Ou como a Dra. Christina Puchalski (líder na tentativa de incorporar espiritualidade à saúde), afirma:
“Espiritualidade é o aspecto da humanidade que se refere à maneira como os indivíduos buscam e expressam significado e propósito e a maneira como eles vivenciam sua conexão com o momento, para si mesmo, para os outros, para a natureza e para o significativo ou sagrado.”
Em outras palavras, o que vale na espiritualidade é o propósito ou intenção por trás da ação, às vezes ela está pautada relacionamentos, prática de alguma atividade, contato com a natureza e até mesmo na arte.
Partilhar
Publicar comentário